Categories: 5GMobilidade

5G para todo o Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a conclusão da liberação da faixa de 3,5 GHz em todas as cidades brasileiras com 14 meses de antecedência em relação ao prazo previsto no cronograma original.

Esta realização viabiliza a ativação da tecnologia 5G standalone em todo o Brasil “e é um marco importante para a expansão da infraestrutura digital do país e para a conectividade de qualidade em áreas urbanas e rurais, conforme o cronograma de implementação das operadoras”, refere a Anatel.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz é parte das obrigações estabelecidas no edital do Leilão do 5G, idealizado e conduzido pela Anatel em 2021.

As operadoras vencedoras dos blocos nacionais – Claro, TIM e Vivo – foram responsáveis por criar a EAF, entidade administrativa que atua na operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz, na implementação de seis infovias no leito dos rios da Amazônia e na implementação das Redes Privativas e Seguras do Governo Federal.

Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A partir de 2 de dezembro, com a liberação da faixa nos últimos 190 municípios, todos os 5.570 municípios poderão ter a oportunidade de acesso a essa tecnologia.

Para que a liberação da faixa de 3,5 GHz fosse possível, era necessário atuar em duas frentes: mitigação de interferências e desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), e migração da TVRO.

A primeira frente de atuação foi concluída em março de 2024, com mais de dois anos de antecedência.

A frente de atuação de TVRO, autorizada para todas as cidades brasileiras, concluiu a operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz e possibilitou a implementação da nova geração de internet móvel.

Para Leandro Guerra, presidente da EAF, a antecipação foi possível graças aos esforços e alinhamentos entre todos os stakeholders: representantes do MCom, da Anatel, das operadoras vencedoras do leilão, da radiodifusão e dos satelitais.

Claudia Sargento

Recent Posts

SAP Labs é a melhor empresa para se trabalhar no RS

Empresa é o melhor lugar para trabalhar entre as grandes companhias do Rio Grande do…

1 dia ago

Brasil e Paraguai podem colaborar em CT&I

Os dois países iniciaram conversações com vista ao estabelecimento de parceria.

1 dia ago

A gestão do conhecimento em tecnologia

A inovação dentro das empresas vai além de ter tecnologias de ponta e ferramentas em…

2 dias ago

Oracle Database@Azure adiciona novas regiões e serviços

Novos serviços e recursos ajudarão os clientes a acelerar o desenvolvimento de aplicações e atender…

5 dias ago

CRMBonus confia à Delfia a segurança e blindagem de seu aplicativo de cashback

App da empresa de benefícios para compras foi lançado com curadoria da Delfia na implementação…

5 dias ago

NICE é escolha dos clientes em Contact Center as a Service

Segundo dados do Gartner Peer Insights 2024, 91% dos clientes recomendam a NICE como fornecedor…

5 dias ago