5G completa dois anos de implantação no Brasil

Brasília foi a primeira capital do País a ter faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022 e atualmente sinal está ativo em pelo menos 589 cidades.

No dia 6 de julho de 2024, o 5G completou dois anos do início de sua implantação no país.

Considerando as faixas de frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz, temos nos sistemas mais 810 municípios, incluindo todas as capitais com estações (torres/antenas) licenciadas, e sinal ativo em pelo menos 589 cidades, com cobertura média de 45%, e 28 milhões de usuários com celulares que permitem se conectar à internet com a nova tecnologia.

O 5G não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma revolução que promete transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos.

Brasília foi a primeira capital do País ter faixa de 3,5GH liberada para o 5G em 6 de julho de 2022.

O Edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada no final de 2021, estabeleceu compromissos para que todas as cidades do país (5.570) tenham sinal 5G em plenitude até final de 2029.

Esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G.

A cobertura nas cidades ativas aumenta a cada mês com acompanhamento da Agência, bem como áreas de sombras são constantemente mapeadas para compor novas política públicas e prever investimentos em futuros leilões.

À medida que as operadoras ativam novas cidades e ampliam a cobertura, o estímulo para que o consumidor adquira um novo dispositivo é cada vez maior, “permitindo usufruir das vantagens de melhor conexão à internet, redes sociais, chamadas e aplicativos, uso bancário e tantas outras possibilidades”.