5G: como obter o serviço no Distrito Federal
A capital federal é a primeira do país a ter cobertura da quinta geração de internet móvel.
Desde o dia 6 de julho, as empresas vencedoras do leilão do 5G passaram a ofertar o serviço no Distrito Federal.
A capital federal é a primeira do país a ter cobertura da quinta geração de internet móvel.
A novidade trouxe algumas dúvidas para os usuários.
Para ter a modernidade no celular, a pessoa precisa ter um aparelho compatível com a frequência de 3,45 GHz (disponível em celulares mais recentes).
São mais de 60 aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a lista está disponível no site da agência.
De acordo com o Ministério das Comunicações, no geral, não é necessário fazer a troca do chip, mas é preciso verificar com a operadora, já que em alguns casos específicos a troca será necessária.
No Distrito Federal, a Tim, Vivo e Claro estão ofertando o 5G.
A princípio, o cliente não precisa pagar nada a mais pelo serviço, basta que o celular seja compatível. Mas as operadoras poderão oferecer pacotes especiais com valores adicionais.
A alta velocidade do 5G, a partir de 1 gigabit por segundo (Gbps), permite, por exemplo, que um filme seja baixado em minutos.
Além disso, streamings, jogos on-line, videochamadas e transmissões podem ser acessadas com mais qualidade e estabilidade.
Quem tem aparelhos 4G vai continuar recebendo o serviço de chamadas e internet de quarta geração normalmente. Atualmente, a velocidade do 4G varia entre 13 Mbps e 80 Mbps.
Segundo a Anatel, o serviço 5G está disponível em 80% do território do Distrito Federal. No total, mais de 100 estações estão espalhadas pela região da capital e do entorno e receberam as antenas das operadoras de telefonia.
As próximas cidades a receber o sinal 5G serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.