42% dos compradores já usam IA dentro de sua experiência de compra

Adriana Rocha, da Ecglobal, aponta que tecnologia terá papel preponderante no futuro da interação entre consumidores e marcas.

A tecnologia tem desempenhado cada vez mais um papel importante na forma como os consumidores interagem com as marcas e realizam suas compras.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Ecglobal, uma empresa pertencente à plataforma Haus do Grupo Stefanini, com cerca de 500 pessoas, revela-se uma mudança significativa no comportamento de compra.

Entre os pontos apontados pela pesquisa está a necessidade de adoção de Inteligência Artificial (IA) no processo de compra com 42% dos consumidores a incorporam já a IA em suas experiências de compra, indicando uma tendência crescente de integração tecnológica.

Diz o estudo que, dentre esses, 52% consideram o uso de IA positivo durante o Dia do Consumidor, evidenciando uma mudança de percepção em relação a essas ferramentas.

Já a realidade aumentada (RA) na visualização de produtos ganha também peso.

Houve um significativo número de 29% dos entrevistados que disse utilizar RA para visualizar itens antes da compra, destacando uma demanda por experiências mais imersivas e informativas.

Outra ideia a ter em conta é a confiança na recomendação de produtos por IA com 75% dos entrevistados a dizerem que esta auxilia em suas decisões de compra, indicando uma aceitação crescente dessa tecnologia.

Surpreendentemente, diz o estudo, 61% estariam dispostos a confiar em avaliações de produtos feitas por IA evidenciando o papel influente dessa tecnologia na formação de opiniões de compra.

Finalmente, verifica-se ainda um grande potencial das compras automáticas por IA. Um expressivo percentual de 62% dos entrevistados expressou interesse em utilizar a IA para compras automáticas, revelando uma busca por maior conveniência e eficiência no processo de compra.

Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal, aponta que “a tecnologia está redefinindo a maneira como os consumidores fazem suas compras e interagem com as marcas e que há muitos temas para explorar como as implicações dessas tendências e as estratégias que as empresas podem adotar para se manterem relevantes em um mercado cada vez mais digitalizado”.