Desde que a IA Generativa foi revelada ao mundo com o ChatGPT, em novembro de 2022, o uso de Inteligência Artificial deixou de ser um tema restrito aos círculos de tecnologia e ganhou espaço no dia a dia das pessoas.
Essa grande visibilidade é apenas o início de um ciclo, que em 2025 passará para uma nova fase: a de adoção massiva pelas empresas.
Embora a IA Generativa esteja presente há pouco tempo, a Inteligência Artificial, como conceito, circula desde os anos 40 – e como ferramenta de negócios, há mais de uma década.
O Grupo Stefanini, por exemplo, começou a incorporar IA aos seus negócios há 14 anos, quando constatou que a tecnologia teria um imenso potencial de transformação das relações empresariais.
Nesse período, a empresa vivenciou um ciclo que, na visão de seu CEO Global, Marco Stefanini, deve acontecer em todos os negócios:
Para Marco Stefanini, 2025 será o ano da implementação massiva da Inteligência Artificial no mundo: “Até agora, vivemos as duas primeiras fases – e pouca gente tem casos sólidos de sucesso para mostrar. Em 2025, veremos uma explosão do uso da IA, trazendo uma imensa transformação nos ciclos de desenvolvimento de produtos, no entendimento dos clientes e na geração de resultados pelas empresas”.
Isso não significa que esse desenvolvimento tecnológico aconteça no mesmo ritmo em toda parte.
O Grupo Stefanini, com mais de 100 clientes utilizando ferramentas de IA e mais de 250 casos de uso com resultados práticos, está há algum tempo na “fase 3” desse ciclo.
“Hoje, a IA é uma tecnologia transversal, que foi incorporada às nossas soluções de cibersegurança, financeiro, manufatura, marketing e outras, aumentando a produtividade. A inteligência Artificial é uma aceleradora do crescimento do nosso ecossistema”, afirma Marco Stefanini.
Com mais de 8 mil aceleradores validados em diversas indústrias, a plataforma utiliza os melhores LLMs disponíveis no mercado, oferecendo aos clientes a flexibilidade e personalização que necessitam.
Para chegar a esse estágio, a IA não deve ser implementada somente porque é o grande tema do mundo dos negócios.
“Qualquer tecnologia deve ser utilizada somente se resolver um problema real das pessoas. É por isso que os executivos devem procurar parceiros que possam auxiliar em todo o processo. Adotar Inteligência Artificial porque está no hype é arriscar uma grande desilusão”, acredita Stefanini.
Quando utilizada de forma pragmática, respondendo a necessidades reais de negócios e apenas nos casos em que é a melhor solução para aquele problema específico, a IA gera resultados rapidamente.
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